Março de 2024
Profa. Dra. Irene Gaeta
A arteterapia é um instrumento para auxiliar no processo criativo dos pacientes na busca do estado mental, físico e emocional equilibrados.
Quando áreas distintas de conhecimento, como a Arte e a Psicologia, aproximam-se e juntas propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações comunicacionais humanas, é preciso clareza na construção de um território de um lado a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em Arte, acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis de seus pensamentos em diferentes linguagens artísticas autônomas (desenho, escultura, pintura, gravura, performance, música, teatro), e do outro a Psicologia cujos modos de análise, interpretação e discussão, reconhece e dissolve pulsões , traumas marcados em camadas profundas da psiquê.
Aliar as duas áreas de conhecimento amplia as possibilidades de compreensão do ser humano, assim como potencializam a capacidade de ação profissional os quais serão amplificados e interpretados à luz da Psicologia Analítica fundada por C. G. Jung, relacionando-os com diversos recursos artísticos.
Analisar o desenvolvimento da arte, seu contexto histórico, possibilitando ao aluno uma compreensão artística, destacando Jung como pensador da arte e contextualizando suas ideias; compreender a expressão dos símbolos culturais.
Ana Maria Galrãos Rios
Ana Maria Pires de Campos
Frankling Chang
Bonna Graziella Straccialini Spadacini
Leonardo Tondato
Paola Vietri Vergueiro
Deolinda Fabietti
Jorge José Zacharias
João Bezinelli